terça-feira, 5 de maio de 2009

Torcer... Pra quê?!

Embarquei na idéia do texto anterior, "Futebol".
Por quê? Por que nos apegamos a algo como um time de futebol?!.
Ele não é físico, a não ser pelo estádio. Ele não tem um dono, no máximo um presidente. Ele não sabe da sua existência. Não sabe que você comemora, defende, chora, enraivece, briga, grita. Pra quem? Por quem? Pelo quê?!
Que cultura é essa, onde se permite xingar a mãe, mas não o time pelo qual torcemos?
Todo mundo torce pra um, mesmo que não goste de futebol. Até mesmo os mais ousados que dizem não gostar e não acompanhar tem um time na sua ficha técnica, é uma informação quase tão importante quanto sua filiação e data de nascimento.
Porque um dia alguém irá chegar até você e perguntar:
- Qual seu time?
- Time? Não tenho time, eu não jogo nada, não pratico nada!
- Ã? Não, seu time!!!
- Ahh... Guarani.
(Sem reclamações, não sou bugre, apenas exemplifiquei com um clube pelo qual não conheça alguém que tenha antipatia).
Essa é a graça do futebol. Nem todos amam, acompanham, ou admiram. Mas, todos torcem. Seja por escolha própria, seja por legado de família, para agradar o pai, o namorado, o avô ou padrinho. Qualquer brasileiro que se preze tem um time para torcer, mesmo que não torça, apenas escolhe um para provocar seu rival, depois de uma final de campeonato.
Continue torcendo, porque uma coisa é certa, sofrer por eles, nos preenche o coração!

Por: Vanessa Aguiar

19 comentários:

  1. futebol pode ate ser comparado com religiao, podemos discutir ate amanha e nao chegaremos a um mesmo denominador comum, essa eh a graca do futebol, alem disso eh o unico esporte que nem sempre o melhor vence! portanto nao segue uma logica, eh por isso que nos apaixonamos, brigamos, fazemos amizade e etc.

    futebol eh uma linguagem mundial!!

    ResponderExcluir
  2. A D O R E I! Texto simples E verdadeiro.
    Sempre me faço essa pergunta. Pra quê gasto meu tempo brigando, gritando, chorando, rindo, enfim.. torcendo para o corinthians? (Afinal sou menina, o certo seria debater sobre vôlei com as garotas e não discutir futebol com os meninos. Né Vanessa?)

    A resposta da pergunta é tão simples "nos preende o coração" É apaixonante.

    "Somos torcedores. Nossa prioridade é torcer e a segunda prioridade é sacanear os outros. Se o time ganha ficamos milionários, se perde ficamos devendo. Beijamos homens suados, perdemos namoradas (os) ,brigamos com a TV.
    Resumindo: SER TORCEDOR É O MÁXIMO!"

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, NÃO gosto do Guarani!
    auhauahuahuahauahuahauahuaauaha
    só para causar polêmica!
    ahauahauhauhauhauahuahauhauhaua

    ResponderExcluir
  4. Maitê, em 1º ligar, nos preenche o coração, não nos prende ¬¬... será que eu tenho que explicar tudo pra você??!!
    Em 2º lugar, quanto a passagem "perdemos namoradas (os)", senti que isso foi uma indireta pra mim ¬¬.
    Pontes, realmente "eh o unico esporte que nem sempre o melhor vence!", podemos observar isso no jogo do ultimo domingo!! aUHUauaUH

    Eu quero polemizar!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh!!! Eu amo futebol!!! A gente briga com todo mundo, mesmo que seja de mentirinha, só pra provocar... Mas no final, a genta acaba rindo... Ser torcedor é mara... Ser sofredor, faz parte... Torcer é sofrer... É rir e chorar... E mesmo q eles não saibam que nós gritamos, brigamos e chingamos por eles, como a Vanessa disse, torcer nos preenche o coração...

    ResponderExcluir
  6. Então, vou concordar e discordar.
    Primeiro, realmente tds possuem um time, mesmo que seja pura influência paterna (eu..palmeirense para satisfação do papai, ainda bem que ganhei um carro..rsrs)
    Agora..Preencher o coração já é demais, pelo menos para mim...Pois só torço de verdade na copa do mundo, mas mesmo assim não é algo que preenche meu coração, porém respeito e admiro quem tem um time e luta por ele, dentro dos limites é claro!!

    ResponderExcluir
  7. nao vo entrar na sua polemica vanessa esquerinha, eh soh pegar do 1 ao 11 dos dois times e vc tera sua resposta!!
    na minha familia nao tem mto esse lance de influencia paternal, um exemplo sou eu, meu pai santista e eu corinthiano, outro exemplo ainda na minha familia, eh meu tio, tem 3 filhos, 2 sao saopaulinos e outro corinthiano, e por ai vai, qdo eu tiver meu filho ele vai torcer pro time que quizer! pode ate ser santista...
    axo importante ter um time pra torcer, soh n pode ser fanatico, do tipo deixar de ...., pra assistir um jogo, me entenderam neh? kk

    ResponderExcluir
  8. Márcio f. martinele6 de maio de 2009 às 13:28

    não digo que deixaria, mas em um lance de perigo, tipo uma falta perto da área, dá pra esperar xDD

    ResponderExcluir
  9. de repentemente um penalti

    ResponderExcluir
  10. Foi erro de digitação meoooooo!E não, não foi uma indireta dona vanessa ¬¬

    Meoo, decepção total.A irmã é palmerense!Triste, muito triste!

    É incrível como homem consegue transformar tudo em sacanagem!

    ResponderExcluir
  11. Essa conversa tá partindo pro lado pessoal, tá na hora da Fabi postar um texto novo!! hehe

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvidas nem sempre o melhor vence ..
    Onde já se viu o Palmeiras ter perdido pro Santos??! rs

    Quanto ao último domingo qualquer um pode observar a superioridade corintiana. mesmo a contragosto. Creio que a senhorita Vanessa assistiu a outro jogo domingo .. deve ter sido algum VT dos tempos de Pelé ou do Chulapa..hehe! =D

    Qto a torcer .. acho que mesmo com todo carinho e afeto de nossas famílias e amigos,precisamos sempre mais, e desta forma passamos a preencher as lacunas de nosso interior com a idolatria a bandas, times e celebridades. E assim nos fazemos mais felizes (ou não ..rs!)

    Gostei do texto e principalmente do assunto!
    Boa Marcião!

    ResponderExcluir
  13. Errata: O texto é de autoria da senhorita Vanessa ..rs ! perdoe-me!

    ResponderExcluir
  14. Valeu a valorização aí Ivan! Só pq é de futebol é do márcio agora ¬¬
    huaHUHUahuhuAHU

    Viu, quanto ao "nem sempre o melhor ganha" era brincadeira mesmo. É fato que o atual time do corinthians é superior, até o do Palmeiras era superior ao do Santos, mas somente as qualidades individuais não são suficientes.
    Essa é minha humilde opinião, por favor hein!!

    Obrigada!!! =D

    ResponderExcluir
  15. Márcio F. Martinele7 de maio de 2009 às 09:07

    O melhor só não ganha quando o juiz erra. Do contrário o melhor sempre vence. O time do Palmeiros foi melhor que o do Santos até as últimas rodadas, depois caiu a máscara e mostrou os jogadores pipoqueiros e medíocres que tem.

    Essa é minha humilde opinião, por favor hein!!

    ResponderExcluir
  16. nem sempre, deve se levar em consideracao aspectos emocionais, fisicos, psicologicos etc.....

    ResponderExcluir
  17. Meooo... o márcio quase não provoca tbm né ¬¬


    uaHHUAuhhuUHUHAuhAUHUHAuhAUHUHAUHAhuhua

    ResponderExcluir
  18. Como diz minha querida Copéliaa... Prefiro não comentar.. . hauhuhaua...

    ResponderExcluir
  19. nossa.................. o duro que é verdade!!

    haha nunca tinha pensado dessa maneira!!

    mas o melhor time ainda para se torcer éo Palmeiras... o resto .. é resto!! hahaha

    ResponderExcluir