terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ídolos

Basta fazer um gol, cantar, dançar, ter uma pose charmosa... ou nada disso. As vezes a arte em si é o que menos interessa.
.
Gostamos de admirar outras pessoas. Por mais
orgulhosos que sejamos acredito que há duas coisas que todo terráqueo traz no coração. Música e ídolos. Baseado na ultima palavra lanço uma questão tão complexa de refletir quanto o título do Corinthians de 2005. Quem são seus ídolos? E por quê? Reflitam.
...
Citarei algumas personalidades como exemplos para compreenderem onde quero chegar. Ayrton Senna da Silva é pra mim o resultado da soma de talento, caráter, disciplina e dedicação. O homem andava na pista antes da corrida para reconhecimento do asfalto! Impecável em sua profissão e fora dela um homem digno de aplausos. Diferentemente, por exemplo, de Cazuza. Um garoto que, confesso, tinha o dom de escrever canções tocantes, mas que era um baita mimado, burguês, traficante, que sempre teve tudo nas mãos e que mesmo assim fez a façanha de entrar pro Hall dos “gênios” viciados.
...
Amy Winehouse, Cássia Eller, Maradona, Renato Russo, Elvis... Tantos outros que possuem legiões de fiéis, afinal, são dotados de algo diferenciado, mas que com um pouco de sobriedade e reflexão vemos que possuem tantos defeitos como nós, desconhecidos. Podemos ir mais longe quando observamos alguns que não possuem talento algum, mas que fazem pessoas chorarem por onde passam. Leem-se vencedores de reality shows, cantores de apenas um sucesso, possuidores de um belo material físico ou aqueles que rimam amor com dor e conquista a galera.
...
Eu sei que o que escrevi não é novidade.
O que me intriga é: Qual é o fator determinante para idolatrar alguém? E, por quanto tempo você acha que consegue manter seus olhos brilhando por ele(a). Eu não sei até quando meus olhos irão agüentar brilhar por Karl Marx (ahuhaiuaihhia), mas meu pai não sabe nada de capitalismo e sempre teve meu brilho eterno só dando ponta pé nos atacantes quando joga de zagueiro ou quando senta no quintal, pega seu rádio, sintoniza na AM 710 Mhz e dorme encostado. E ele faz isso muito bem.
...
Por Márcio F. Martinele

2 comentários:

  1. Olha... respondendo às perguntas do início do texto, meus ídolos costumam ser aqueles que, de alguma forma, usam sua arte, seu talento ou seu status para trazer mensagens positivas e influenciar a sociedade para o bem. Isso na teoria, não que deixe de ser verdade. Sophia Loren, por ex., pra mim não fedia nem cheirava até saber sobre sua luta de anos pelo tratamento mais humano aos animais por abater. Me identifiquei e hj sigo os passos dela como uma fã.
    Mas na prática, tenho ídolos que meu raciocínio não permite entender o porquê de amá-los. Por exemplo, o ator Jude Law. =/
    Creio que a resposta para essas perguntas vão muito além do raciocínio, está na alma, na identificação que temos com a arte, com a pessoa ou com aquilo que nos intriga. Mesmo que seja apenas um rosto bonito. (Ai,ai...)

    ResponderExcluir
  2. o complicado disso tudo ... e que ás vezes nem nós mesmos sabemos pq idolatramos outra pessoa...

    ResponderExcluir