segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O País é de Todos!!


Índios, brancos, negros, pobres, ricos, jovens, idosos, alfabetizados e analfabetos contribuem com a economia do país que sediará a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. O Brasil é um país conhecido por suas belezas naturais, seu povo simpático e receptivo, sua miscigenação, pelo futebol, carnaval, caipirinha e por Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas, nem tudo são rosas! O país do futebol também tem seu lugar reservado na lista da corrupção, neste quesito podemos atribuir à bandeira verde e amarela algumas medalhas de ouro, isso mostra que o país desfila na Sapucaí com a mesma fantasia há muito tempo.

Pensando nisso a Controladoria Geral da União (CGU) lançou um site em novembro de 2004 prestando contas para os cidadãos brasileiros para aonde ia o dinheiro público, por exemplo: investimento na educação, investimento no transporte, na segurança, na saúde etc. No portal podemos encontrar o quanto foi investido em cada setor nos anos anteriores e o quanto está sendo investido agora; é mais ou menos um imposto de renda do país. Apesar de o site existir a seis anos, sua divulgação vem ocorrendo com mais freqüência há uns dois anos.

É claro que este site não é a solução para a corrupção e que isso levará um bom tempo para acontecer, mas é o início de novos hábitos e cabe a nós levar este projeto adiante e nos preocupar mais aonde investimos o nosso tão suado dinheiro. Tire um tempinho a cada dois meses e vá saber como anda os investimentos nos setores, talvez sua mãe ainda não fez o exame de dois anos atrás porque não há equipamentos o suficiente naquele hospital, isso cabe a você reclamar do tanto de verba que está sendo investido no setor da saúde, e o melhor, você terá base para suas reclamações. Pense e clique.

www.portaldatransparencia.gov.br

por: Fabiele Fortaleza

Um comentário:

  1. Uma coisa que acontece com muita frequencia é a falta de informação da população, que cobra os governantes de forma banalizada, apenas imitando uns aos outros e não vão atras de informações quanto ao que está sendo feito. Um exemplo que presenciei pessoalmente ano passado foi um homem abordando um vereador em uma padaria. Nervoso, o senhor perguntou ao vereador o que ele andava fazendo pelo bairro onde vivem. O vereador respondeu "Acabou de ser aprovada na Câmara a obra de pavimentação das ruas deste bairro!". Nisso, o homem deu uma risada nervosa e falou para quem estava perto "Vocês tão vendo? É por isso que essa cidade 'não vai'! Eles vão pavimentar isso tudo pra ficar aquela meleca que conhecemos bem! Por que não asfaltam de uma vez???". A maioria fez cara de indignação, como que concordando com o cidadão.. e o vereador ainda tentou explicar para o fulano que 'pavimentar' e 'asfaltar' é a mesma coisa! - e bom, só pra registrar, não asfaltaram/ pavimentaram nenhuma ruazinha sequer até hj do bairro em questão... ¬¬

    ResponderExcluir