quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A discutível “paradinha”

Essa dá pano pra manga hein. A paradinha no momento do pênalti.
Ontem, assistindo a uma entrevista com o jogador do Fluminense, Fred, pude perceber que é a mais pura “malandragem”. No bom sentido, mas é.
Fred argumentou que o pênalti deve dar preferência ao ataque, e não a defesa.
Ô Fred, vamos combinar vai, o espaço para o senhor colocar a bola pra dentro é de 7,32 metros de largura e mais 2,44 metros de altura. Ainda assim que nós levemos em consideração que há um homem para impedir que o gol seja feito – leia-se goleiro – a tarefa é muito mais simples de ser executada sem zagueiros, apesar da pressão e da quase obrigação de fazê-lo. Mas ele, o goleiro, também não pode dar um ou dois passinhos à frente.
Porque é justo que o jogador então finja que vai bater, espera o goleiro cair e aí chuta no lado oposto?!
E avaliando friamente, essa prática é muito comum mesmo no Brasil, em outros países, mesmo os mais tradicionais no futebol a paradinha é pouquíssimo utilizada. Alguma relação com a tão conhecida “Lei de Gérson”?!.
Lei de Gérson - Wikipédia, a enciclopédia livre
Segue a Lei de Gérson a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo", no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio.

E Fred... Pênalti é loteria e não doação de donativos.

Vanessa Aguiar

4 comentários:

  1. Paradinha é uma malandragem claro, mas se proibissem a paradinha, deveriam proibir também o drible, drible tbm é malandragem não ? A paradinha nada mais é que uma finta, nos outros países não é tão utilizada pq os jogadores estrangeiros não tem tanto recursos como os daqui!

    ResponderExcluir
  2. Se pode paradinha, o goleiro pode se adiantar também como Rogério Ceni costuma fazer sabe. Beneficio para os dois lados então!
    Quando o batedor é bom ele cobra o penalti e marca o gol (goleiro de um lado e bola do outro) mesmo sem paradinha. Igual um certo fenômeno que joga no time fenomenal. ;)

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor da paradinha e do goleiro se adiantar também. Cria polêmica e futebol é bom por isso...Felipe Cavalieri

    ResponderExcluir
  4. Eu achei que o texto se tratava de paradinha com o cigarro...

    Mas entendi a imagem e, apesar de não gostar de futebol, eis meu comentário:
    A paradinha não deve ser algo ruim pq faz parte do show de se jogar futebol, apesar de ser uma trapaça. Assim como o blêfe do jogador de truco...
    Mas por outro lado, concordo com a maitê: jogador bom faz gol sem blefar! - axo...

    Mas, mudando de assunto, e o haiti hein pessoal... Oo

    ResponderExcluir