sexta-feira, 26 de junho de 2009

Brincadeira de mau gosto


“Grand Expo Bauru 2009 acontece em agosto e terá volta do rodeio” 19/06/2009

A notícia saiu no site da 94fm de Bauru.
Como descrito no perfil ao lado, possuo certa afeição por animais, e uma certa indignação quando os mesmo sofrem maus-tratos.
Muitas pessoas não sabem como funciona realmente um rodeio. Como o equino ou bovino pula?! Não é porque é treinado – assim como elefantes e leões em um circo que são chicoteados até aprender que devem saltar quando o domador mandar. Ainda pretendo escrever sobre isso -. Portanto vou tentar explicar: Os responsáveis pela prática, usam um artigo chamado "sédem", que é um cinto de couro. Ele é amarrado na parte traseira do animal, no lombo, um pouco pra frente das patas traseiras, acho que todos sabem onde é. Pois bem, esse cinto pressiona o animal para que ele pule. Ali se concentra parte dos intestinos, músculos, ossos e também onde fica a região do prepúcio, onde se alojam os testículos do boi ou cavalo. Portanto o animal pula DE DOR.
Pessoas que aprovam o ato de forçar as corcoveadas do animal alegam que eles só pulam durante 8 segundo por noite, sim, na arena, mas ele fica preso pelo sédem momentos antes da “apresentação” e momentos depois também. E devemos considerar que os peões treinam, alguns de 6 a 8 horas por dia, e acreditem amigos, o treino não é em um touro mecânico.
A festa é bonita, e tem sim um lado cultural, assim como o festival de Parintins, assim como pisar na brasa, capoeira, carnaval na Sapucaí, e até oktoberfest. Mas ainda assim não me deixa menos comovida a “brincadeira”, ou o “esporte”, como preferirem, em que se machuca um animal.
Mas alguém pode me perguntar, e a tradição?! Tradição norte-americana não é nossa. O sertanejo não é cowboy. Mas não vou colocar isso em questão, porque já entra personalidade, estilo, vontades, isso é individual e eu respeito.
O que eu quero mostrar, pra quem ainda não sabe, é que a prática do rodeio é cruel. Ela machuca menos que as horríveis touradas espanholas, tudo bem, mas não devemos medir dor, devemos extingui-la.



Me tira a calma
Me fere a alma
Me corta o coração
Se é luxo ou é lixo
Quem sabe é o bicho
Que sofre o esporão


Chico César – Eu odeio rodeio

Por Vanessa Aguiar

17 comentários:

  1. Márcio F. Martinele26 de junho de 2009 às 05:55

    "é o circo do povo...infelizmente a risada e o prazer passam por cima da dor de um animal."

    ResponderExcluir
  2. Crueldade, muita crueldade mesmo.. Diversão tem que ser para todos e não apenas para uma das partes!
    P.S. Eu sempre torço para o boi...

    ResponderExcluir
  3. Após ler o texto me perguntei se nosso prefeito Rodrigo Agostinho (ambientalista e advogado) não poderia ter feito algo para impedir tal acontecimento em nossa cidade? Um prefeito, que antes de sua candidatura se preocupava tanto com o meio ambiente, e nesse meio, creio eu, estar incluso também os animais!!

    Sejamos radicais por um instante e pensemos: "Que tal amarrarmos um corda nas partes baixas dos organizadores dessa "Grand Expo" e vê-los pulando por 8 segundos até conseguirem se soltar? Seria muito engraçado!"

    O que podemos fazer é não apoiar, nem patrocinar tal festa, mesmo que seu cantor ou banda prediletos venham se apresentar, de nada adiantaria nossa inconformidade.

    PARABÉNS À AUTORA DO TEXTO.
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Eu ja tinha conhecimento dos métodos citados e aplicado, e fico indiganado com tamanha crueldade com esses bixinhos, que no fundo tem sentimentos como nós.
    Rodeio pode ter sim um lado cultural, mas nao passa de uma politica de pao e circo.
    Rodeio nao é cultura!!

    ResponderExcluir
  5. Já vi várias vezes na TV matérias sobre isso, além de amarrarem esse negócio, ainda há lugares em q os animais tomam choque! Gente, em q mundo estamos??? Eu Odeio Rodeio tmb!!! Poderíamos fazer o contrário, amarrar um peão e colocar um cavalo em cima... Se fud*... Desculpa, mas revoltei agora... ¬¬'
    Pronto Falei!

    ResponderExcluir
  6. Quanto a dúvida do amigo anônimo, hehe, o Rodrigo como secretario do meio ambiente e veredaor, por muito tempo conseguiu impedir realização de rodeio, congresso da ABQM e até circos com animais. Acontece que o rodeio é permitido por lei federal, e claro, há um interesse financeiro por trás. Uma pena, eu tinha muito orgulho de Bauru nesse sentido, estou desapontada.

    ResponderExcluir
  7. Eu odeio touradas, rodeios e afins... Mas lendo esse texto, me dei conta de que como carne e a carne é um boi morto e que o rodeio não é nada perto da morte dolorosa de um boi :(

    Não consigo comer mais carne com vontade!
    Parabéns Van pelo texto!Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sem comentários! Texto completo e brilhante amiga!

    Sobre o prefeito Rodrigo Agostinho, ele é vegetariano e totalmente contra os maus-tratos a animais (o entrevistei em uma oportunidade antes de sua candidatura e ele foi direto e reto sobre essa questão), o que me faz supôr que isso estava acima do poder dele. Infelizmente. =/

    É absurdo considerarem essa prática lamentável um esporte, sinceramente. Quem ama os animais odeia rodeio. Ponto final.

    ResponderExcluir
  9. Sensacional o texto!Não tenho nem o que comentar.
    Crueldade ABSURDA!

    P.S. Eu sempre torço para o boi...[2]

    Quem ama os animais odeia rodeio. Ponto final[2]

    Para mim, rodeio tinha que ser proibido.

    ResponderExcluir
  10. Eu não vejo nenhum mal em rodeio, pois oos animais são treinados para pular. E como existe a lei da sobrevivência pelo jeito quase todo mundo fala que é cruel e tal mais no fim acaba comendo a carne bovina, que para isso tem que sacrificar o boi, que é de um jeito bem pior que rodeio.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, aceito sua opinião, e até são muito importantes idéias contrárias, mas vamos fazer uma comparação:

    Carne bovina: como você mesmo falou "existe a lei da sobrevivência ". Precisamos nos alimentar de proteina para ter uma vida saudável.
    (apesar de todos saberem dos meus recentes esforços para excluir a carne da minha alimentação)

    Rodeio: Alguém precisa brincar com a dor de um animal pra sobreviver?!
    É necessária para a sobrevivência humana a prática do rodeio?

    Pense nisso ;)

    ResponderExcluir
  12. Ah sim mais e as pessoas que ganham a vida com o rodeio como que vão fazer? O cara é acostumado a muntar desde pequeno e só sabe fazer isso, como ele vai fzer para sair dessa.

    ResponderExcluir
  13. Eu lendo esse texto me perguntei, porque? Vai da opinião de cada um, mais convenhamos de que nao deixa de ser uma festa muito bonita e uma tradição cultural que se espalhou pelo mundo afora em competiçôes. Querendo ou não, todos sabemos que é ruim, mais e o CIRCO? Circo sem animal, não é circo..ou vai dizer que voce nunca aplaudiu os elefantes, os tigres..e até mesmo os cachorrinhos que ali estão? já que é pra pensar nisso..pensemos nisso tambem...

    ResponderExcluir
  14. Quanto ao circo, do qual sou TOTALMENTE contra:

    "assim como elefantes e leões em um circo que são chicoteados até aprender que devem saltar quando o domador mandar. Ainda pretendo escrever sobre isso -."

    E sou favóravel a sua opinião sobre uso de
    animais em circo!!
    P.S.:Nunca aplaudi.
    Ok, continuaremos então apertando os testiculos dos animais para garantir empregos e manter uma grande parcela da economia funcionando!!

    ResponderExcluir
  15. ahh, e circo sem animal é circo sim, tanto que os que vem para Bauru só são autorizados a fazer apresentações desde que não envolvam animais.

    ResponderExcluir
  16. circos sem animais são apenas circos "politicamente corretos"...seria um rodeio sem cavalos!

    ResponderExcluir