quinta-feira, 30 de julho de 2009

Conquista Infeliz

O Brasil é o primeiro no ranking da FIFA. Não, não escrevi nenhum absurdo, o Brasil é o primeiro país no ranking com maior número de mortes em estádios de futebol e seus arredores. Nos últimos dez anos morreram 42 pessoas que estavam nesses locais, ou próximo a eles, mas a relação com o jogo que ocorria era inegável. A pesquisa foi realizada pelo sociólogo e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Mauricio Murad. Anteriormente o Brasil estava na terceira colocação, atrás da Itália e Argentina.
A pesquisa aponta que a maioria das mortes foi entre jovens de 14 a 25 anos, de classe baixa e média baixa, com apenas o ensino fundamental e desempregados. Mas um outro dado preocupante é que a maioria desses jovens não tinha um histórico de violência, ou seja, não se envolviam em brigas, segundo a pesquisa eram “inocentes”. De qualquer forma devemos levar em consideração que em brigas dentro e fora dos estádios, a polícia acaba prendendo um ou dois, portanto não sejamos nós os inocentes em pensar que pelo menos alguns desses torcedores não tinham relações com brigas encomendadas.
O que é mais impressionante é que essa pesquisa não foi muito divulgada pelos meios de comunicação, a ponto de chamar a atenção das autoridades, afinal a copa de 2014 está por vir, quatro anos passam muito rápido quando temos um problema de segurança pública para cuidar, e essa é a maior preocupação da FIFA, a segurança dos turistas e apreciadores do maior evento de futebol da terra.
Segundo a pesquisa os jogos em que ocorreram as mortes já haviam brigas encomendadas na internet, como no orkut, twitter e blogs, por exemplo. O que mostra que seria mais fácil para a polícia saber antecipadamente desses “acontecimentos”, evitá-los e punir os responsáveis. Mas não, esperam as duas torcidas adversárias se encontrarem para fazer uma escolta para os ônibus, ou usar seu spray de pimenta, balas de borracha e bombas de efeito moral. E depois perguntam porque famílias freqüentam pouco os estádios.
O grande problema é a falta de punição. Enquanto as conseqüências não existirem para esse tipo de violência, continuaremos liderando um ranking que ninguém gostaria.
Por Vanessa Aguiar

10 comentários:

  1. Acredito que essa intolerância e fanatismo das pessoas sejam um reflexo desse país. Uma baderna. A maioria deles se tornam primatas por causa de um time...a na maioria das vezes o time é só uma desculpa pra eles colocarem pra fora uma espécie de "descarga de ódio da vida".

    ResponderExcluir
  2. achos que as torcidas tem conchaves com as autoridades, por isso ninguém vai em cana.

    ResponderExcluir
  3. caralho!!!! isso eh banal galera namoral!!!

    mas falando de coisa boa, gostei do blog
    parabens!!!


    http://kurubacobaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Dados bem estranhos e assustadores...
    Espero que um dia mude...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!
    Também não sou fã número um desse esporte, mas milhares de pessoas apreciam-o, então deveríamos nos preocupar com esse grande número de torcedores e começar a fazer algo para este quadro mudar!

    Bjus!!

    ResponderExcluir
  6. Os dados entristecem né. Essa violência inutil tira o brilho do futebol.
    Algo realmente precisa ser feito. Eu acho que não é só um trabalho da polícia , mas também dos líderes das torcidas organizadas, já que a maioria das brigas que acabam virando morte, partem de intregrantes destas. O lance do Ministério Público de destinar só 10% de lugares para torcida visitante também é uma forma de tentar amenizar.
    Enfim, tentativas por parte tanto da polícia quanto de autoridades para acabar com a violência nos estádios estão sendo feitas. E eu espero que funcione, para poder tranquilamente ver um corinthians e palmeiras, e num futuro próximo poder levar meus filhos e netos. Igual na época de Pelé.
    Bom texto santista!

    ResponderExcluir
  7. Márcio f. martinele1 de agosto de 2009 às 11:11

    Paz no futebol.

    Fora Fiel, Independente, Jovem e Mancha!
    Fora "torcidas desorganizadas".

    ResponderExcluir
  8. Existe torcida organizada até no futebol amador (semi-profissional),com a mesma pouca vergonha! Claro que nao na mesma proporcao mas nao deixa de ser banal!

    O ideal seria que as torcidas organizadas fossem extintas, mas isso ta bem Longe de acontecer, poderiamos dizer até que é uma Utopia. O primeiro fato é que a diretoria dos clubes destinam uma parte do estádio para as organizadas, já começa por ai... punir os culpados realmente nao adianta porque depois de prestar depoimento na delegacia são liberado. A lei é frouxa! Se fosse pra punir alguém teria que ser os dirigentes, mas como eu não acredito que isso vá acontecer, então é só esperar pela próxima!

    ResponderExcluir
  9. Só a Vila e T. Jovem representam uns 25% desses números! kkkk!=D

    Zuando .. hehe!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir