
“Grand Expo Bauru 2009 acontece em agosto e terá volta do rodeio” 19/06/2009
A notícia saiu no site da 94fm de Bauru.
Como descrito no perfil ao lado, possuo certa afeição por animais, e uma certa indignação quando os mesmo sofrem maus-tratos.
Muitas pessoas não sabem como funciona realmente um rodeio. Como o equino ou bovino pula?! Não é porque é treinado – assim como elefantes e leões em um circo que são chicoteados até aprender que devem saltar quando o domador mandar. Ainda pretendo escrever sobre isso -. Portanto vou tentar explicar: Os responsáveis pela prática, usam um artigo chamado "sédem", que é um cinto de couro. Ele é amarrado na parte traseira do animal, no lombo, um pouco pra frente das patas traseiras, acho que todos sabem onde é. Pois bem, esse cinto pressiona o animal para que ele pule. Ali se concentra parte dos intestinos, músculos, ossos e também onde fica a região do prepúcio, onde se alojam os testículos do boi ou cavalo. Portanto o animal pula DE DOR.
Pessoas que aprovam o ato de forçar as corcoveadas do animal alegam que eles só pulam durante 8 segundo por noite, sim, na arena, mas ele fica preso pelo sédem momentos antes da “apresentação” e momentos depois também. E devemos considerar que os peões treinam, alguns de 6 a 8 horas por dia, e acreditem amigos, o treino não é em um touro mecânico.
A festa é bonita, e tem sim um lado cultural, assim como o festival de Parintins, assim como pisar na brasa, capoeira, carnaval na Sapucaí, e até oktoberfest. Mas ainda assim não me deixa menos comovida a “brincadeira”, ou o “esporte”, como preferirem, em que se machuca um animal.
Mas alguém pode me perguntar, e a tradição?! Tradição norte-americana não é nossa. O sertanejo não é cowboy. Mas não vou colocar isso em questão, porque já entra personalidade, estilo, vontades, isso é individual e eu respeito.
O que eu quero mostrar, pra quem ainda não sabe, é que a prática do rodeio é cruel. Ela machuca menos que as horríveis touradas espanholas, tudo bem, mas não devemos medir dor, devemos extingui-la.
Me tira a calma
Me fere a alma
Me corta o coração
Se é luxo ou é lixo
Quem sabe é o bicho
Que sofre o esporão
Chico César – Eu odeio rodeio
Por Vanessa Aguiar