terça-feira, 14 de abril de 2009

Faça acontecer!

É claro que muitos estão esperando eu escrever algo do tipo: Como alcançar o orgasmo clitoriano, as melhores posições do Kama Sutra, encontre seu ponto G ou... Você se considera sexy? Mas, para a surpresa de alguns e decepções de outros, esse post ficará para uma próxima vez.
Hoje quero falar de algo muito sério que acontece com os profissionais de jornalismo no México e Colômbia, mas que muitos desconhecem ou até mesmo ignoram. Os dois países acima citados são os que oferecem mais perigos aos jornalistas latino-americanos. Em uma aula de sábado a professora Ângela nos deu uma revista chamada Mídia Com Democracia (até então desconhecida para mim, porém muito interessante ao folhear). A edição era de Janeiro de 2009 e trazia matérias incríveis, a que mais chamou minha atenção foi justamente essa sobre qual escrevo, cujo título é: “Imprensa Ameaçada”.
Dados apontados na matéria me surpreenderam, desde 2000, vinte e quatro jornalistas foram assassinados no país da tequila, oito estão desaparecidos e dezenas recebem ameaças com frequência. Os obstáculos encontrados são: o crime organizado, a corrupção, a impunidade, as agressões por parte de corporações policiais e a falta de empenho político estatal para resolver os ataques contra a imprensa mexicana.
Na Colômbia o ritmo não é tão diferente assim, nos últimos 20 anos, mais de 150 jornalistas foram mortos. Os profissionais colombianos enfrentam um problema maior ainda, a política de sua nação. Entre o governo central, guerrilhas, grupos paramilitares de extrema direita e os narcotraficantes, jornalistas denunciam, informam e opinam, muitas vezes pagando um preço bem alto para exercer a profissão, a própria vida.
Bom, o meu maior objetivo ao escrever esse post foi passar para os futuros jornalistas e outros profissionais também, para nunca desistirem de seus ideais, pois podemos sim fazer a diferença, basta trabalharmos com prazer, gostar e acreditar naquilo que fazemos. Não foram as mortes aos profissionais de comunicação que fez com que o jornalismo se extinguisse no México ou na Colômbia, pelo contrário, isso fez com que eles lutassem cada vez mais pelas suas idéias e convicções. Pare de pensar que temos que nos juntar aqueles que já têm respeito, que possuem sucesso e ser como eles, nada disso, talvez se alguém tentasse haveria mais modelos de jornalistas, advogados, médicos e muitos outros. Tente inovar, acredite em você, sua ideologia pode não estar sozinha.
Agora é com vocês, concordem, discordem, critique, o importante é comentar. Valeu galera!!
Por: Fabiele Fortaleza

4 comentários:

  1. Amei o post e o blog também está muito bom... que são esses três crânios?! hohoho
    Bom, vamos falar sério... esse é um assunto a ser debatido sempre!! A segurança daqueles que lutam pela verdade.
    Pra quem gosta de filmes, tem um bem legal, "Chamas da Vingança" a história se passa na Cidade do México, apesar de ser americano. Ele conta a história de vários casos de sequestros de crianças e o quanto jornalistas que tentavam buscar os culpado sofriam as conseuqências. Logicamente que não se passa de ficcão, mas tratando-se de uma situação que deve ser comum no país, acredito que tenha seu fundo de verdade. Assim como no Brasil.

    Parabéns Fabi xD

    ResponderExcluir
  2. Estou decepcionada... queria um texto sobre como ser sexy...
    -> Só pra confirmar akilo q todos dizem a meu respeito... rsrsrsrsrsrsrsrs

    Mas ja q tão falando disso, vamos lá né.. ¬¬
    Miga, de ideais eu entendo e posso garantir q é muito dificil seguir em frente com tantos impecilhos.. esses jornalistas pra mim são martires!! Mas eles são necessários para q esses assassinos não vençam a luta, assim como os bravos jornalistas brasileiros e de tantos outros lugares do mundo na época da ditadura. Não podemos esquecer jamais do Tim Lopes, um exemplo pra nós.

    Bjaum, amiga! A gente se vê amanhã na aula de foto! ^^

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci de parabeniza-los pelo blog! Muito engraçado o perfil de vcs e tenho ctz q foi exatamente como o descrito q nasceu a ideia do blog!! hahahahahaha! Ta a cara de vcs!

    ResponderExcluir
  4. éeee.... a grande maioria das vezes ficamos com os olhos vendados para os acontecimentos...
    eu realmente não sabia desses dois países...

    isso que quando optei por fazer faculdade de jornalismo.. pensei que ajudaria o mundo!!

    ResponderExcluir