domingo, 6 de dezembro de 2009

Vergonha Nacional


Olá seguidores e espiadores do blog "Mochilão Universitário". Queremos pedir desculpas pela falta de atualização em nosso espaço, mas o que aconteceu foi que tivemos um semestre muito exaustivo, vários trabalhos, provas, disciplinas que exigiam muito de nós três. Porém o mochilão voltou, e de agora em diante os posts serão constantemente atualizados, vale a pena conferir!

Serei a primeira a reescrever um texto e sinto muito pelo terrível acontecimento que irei expor aqui.
Todos sabem que não entendo nada de futebol, absolutamente nada, sou uma palmeirense por pura influência paterna, também sei que muitos dizem que uma futura jornalista deve saber pelo menos as posições que um time de futebol possui. Mas, talvez seja por cenas como essa que vi hoje que o meu entusiasmo pelo mundo do futebol não seja tão animador.
Estava em casa num domingo a tarde como qualquer outro, vasculhando a TV, foi quando vi o time do Coritiba invadir os gramados do estádio Couto Pereira, irritadíssimos por terem sido rebaixados eles começaram a agredir árbitro e bandeirinhas, tacaram objetos nos policiais que tentavam cessar o tumulto, além de ferir algumas pessoas. Isso ocorreu porque houve o empate de 1 a 1 com o Fluminense, time carioca que conseguiu se salvar do rebaixamento, deixando a vaga para os paranaenses.
É claro que muitos devem estar pensando que isso é apenas mais uma cena entre tantas outras que acontece, mas fiquei profundamente envergonhada de ser brasileira naquele momento e mais, surpresa por isso ter ocorrido em uma das cidades mais bem desenvolvida do país. Lembro meu avô comentando do futebol de antigamente, onde os meninos jogavam por amor a pátria, por amor ao time e que seus torcedores eram sim fiéis, mas também civilizados.
Sei que este fato repercutirá por vários países e muitos comentarão que foi um erro o Brasil ter sido escolhido para sediar a Copa de 2014, mas também quero ressaltar que um bom brasileiro não desiste nunca e que eu ainda tenho esperança em relação a este país e que talvez um dia, eu possa gostar muito de futebol!
Por: Fabiele Fortaleza

4 comentários:

  1. realmente um fato lamentavel e q com ctz haverao mtos outros da msm natureza.
    acredito que a unica maneira de atenuar esses incidentes é a extincao das torcidas organizadas!

    ResponderExcluir
  2. Olha, futebol é um esporte que já deu sabe.. é ridículo um cidadão pagar pra entrar num estádio e em vez de apreciar, fazer isso. Mas há muitos fatores que explicam essa atitude: primeiro é a falta de instrução dos membros dessas torcidas organizadas, que podem ser estudantes ou o que for, mas lhes falta inteligencia. Segundo porque os jogadores incentivam esse tipo de atitude uma vez que vira e mexe se atrelam entre si achando que podem tudo só porque são "uns porcaria" de jogador de futebol, só porque ganham absurdo pra bosta nenhuma (e a maioria também não tem instrução, o que confirma o fator anterior). Terceiro porque pessoas sem instrução são manipuláveis e o futebol é um mercado que manipula via mídia toda essa gente (torcida e jogador), movimentando quantias exorbitantes de dinheiro, sendo essecial para eles essa "adoração extrema" aos times, aos jogadores e à violência. Resumindo, o futebol se tornou a coisa mais falsa do país, que vende uma imagem de espetáculo sendo que é o entreterimento mais medíocre que o povão consome com o maior apetite!! Lamentável, mas não surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. Não coloco a culpa no esporte. O futebol tem toda essa dimensão por ser um dos mais dinâmicos e apreciados. O fato do dinheiro que circula não justifica também. Eu pago 20 pra entrar no estádio e assistir o que me agrada. Pado 100 por uma camisa que me agrada. Acho justo, mérito daqueles que lucram com isso. Dizer que a mídia manipula pessoas para adorarem o futebol não é novidade, afinal ela faz isso com tudo, eja no esporte, na cultura , na política. Essa violência só tem um culpado: pessoas

    ResponderExcluir
  4. Futebol é o mais puro exemplo da política do "pão e circo" como era no tempo dos gladiadores em que os cegos vibravam com embates sangrentos... Enquanto alguns se aproveitavam de tamanha distração...rs!

    É triste, mas ao mesmo tempo compreensível.Afinal, vc gostaria de ver seu time rebaixado no ano do centenário???

    A emoção se sobrepõe perante a razão... Mas nada justifica o uso indevido da violência.

    E sejam Organizadas ou não, isso não importa, vai da consciência de cada um cometer tais atos. Não podemos generalizar. Há ainda (poucas) pessoas que se salvam nestas torcidas organizadas...

    Quanto a Copa de 2014, só o futuro dirá, o fato é:

    *Estruturas teremos. (pagaremos por isso!)
    *Time teremos!

    Mas o que me incomoda é estes benditos pacotes que já começam a serem vendidos por preços abusivos.
    Será uma verdadeira fortuna para assistir um jogo. Será uma Copa da Elite, diferentemente de 50, onde o maracanaço traduziu a alegria e a tristeza de um povo.

    Esperemos até lá!

    ResponderExcluir